Domínio Administradora 15 anos | Fale com um especialista: (31) 3689-7778 - WhatsApp: (31) 9 7531-6000

Como reduzir a conta de energia no condomínio?

 

Aprender como reduzir o consumo de energia elétrica pode ser muito benéfico para o condomínio.

A tarifa de energia elétrica representa uma parcela significativa das despesas comuns e quanto mais altas, mais a inadimplência tende a aumentar. Neste post daremos algumas dicas simples que podem fazer uma grande diferença!

1 – Instale sistemas inteligentes

Ter detectores de movimento permite iluminação controlada apenas quando e nas áreas necessárias. Não haverá necessidade de ligar por meio de interruptores manuais, proporcionando acessibilidade universal à iluminação por meio de sistemas de automação.

Método para detectar a presença de movimento

O sensor de movimento para ligar a luz pode detectar objetos em movimento usando diferentes princípios de detecção:

  • Sensores de movimento infravermelho. Eles reagem ao calor gerado pelo corpo. Pertencem a dispositivos passivos, pois eles próprios não produzem nada, apenas registram radiação. Esses sensores também reagem ao movimento dos animais, portanto, pode haver alarmes falsos.
  • Sensores de movimento acústico (ruído). Também pertencem ao grupo de equipamentos passivos. Eles reagem ao barulho, eles podem ligar a partir de um estalo, o som de uma porta sendo aberta.
  • Combinado (dual). Combina vários métodos de detecção de movimento. Eles são mais confiáveis, têm menos falsos positivos, mas também são mais caros

2 – Controle de irrigação em áreas verdes

A instalação de um temporizador permite controlar o consumo de água para a manutenção de áreas verdes, mas pode causar alto consumo de energia. Este efeito pode ser neutralizado com um medidor de energia para definir o horário ideal para a irrigação.

3 – Iluminação Led

Use iluminação LED nas partes comuns do condomínio. A tecnologia Led, tecnologia de baixo consumo por excelência, pode proporcionar economias de até 80% e é particularmente adequada para iluminação prolongada ao longo do tempo.

A iluminação LED pode ser alimentada diretamente por energia fotovoltaica.

As vantagens do led incluem:

  • Longa vida útil. Sujeita a todos os parâmetros especificados pelo fabricante, a lâmpada LED pode funcionar até 50 mil horas ou mais. Isso é 50 vezes mais do que uma lâmpada incandescente, 12,5 vezes mais do que uma lâmpada halógena e 3,3 vezes maior do que uma lâmpada fluorescente.
  • Saída máxima de luz com consumo mínimo de energia. Sua eficiência luminosa é cerca de duas vezes maior do que a das fluorescentes, 4-5 vezes maior do que a das lâmpadas halógenas e 7-8 vezes maior do que as lâmpadas incandescentes. Assim, o consumo de energia, a potência das lâmpadas LED do mesmo fluxo luminoso é menor pelo mesmo número de vezes.
  • Segurança ambiental, sem problemas com o descarte.
  • Resistência estrutural. A lâmpada é capaz de funcionar mesmo com um difusor quebrado.
  • Sincronização com tecnologia de casa inteligente.
  • Requisitos de fiação reduzidos devido à baixa potência das lâmpadas LED.

As fontes de luz LED são luminárias verdadeiramente econômicas. Você só precisa prestar muita atenção à qualidade das lâmpadas que compra e não procurar modelos baratos, que podem falhar rapidamente.

4 – Sistema fotovoltaico

A produção de eletricidade limpa e talvez seu armazenamento parcial para maximizar o autoconsumo podem ser particularmente convenientes.

É um investimento, assim como as intervenções listadas acima, capaz de proporcionar economia de até 30-40% por meio da autoprodução, autoconsumo, de energia elétrica para alimentar vários serviços comuns: elevador, bombas d’água, luzes de escada, luzes externas, aquecimento, etc.

5 – O uso de energia solar

A energia solar há muito é usada ativamente em muitos países com climas quentes. Alguns até conseguiram abandonar completamente todas as outras fontes.

A tecnologia é muito atraente, mas sem o apoio do governo, muitas vezes acaba sendo uma tarefa árdua para as famílias, uma vez que os painéis solares e outros elementos estruturais são muito caros e compensam ao longo de muitos anos.

Se você se interessou por estes métodos de economia de energia no condomínio, agende uma assembleia de condomínio e apresente estas ideias aos outros moradores. Uma boa administração de condomínios pode sugerir estas modificações além de ter parceiros que podem ajudar na implementação de novos recursos.

A Domínio Administradora de Condomínios possui parceria em vários segmentos, tudo para poder atender todas as demandas dos condôminos.

 

 

2021-08-19T14:52:03-03:00

Belo Horizonte

R. Artur de Sá, 131, sala 803, Bairro União, Belo Horizonte , MG

Phone: + 55 31 3689-7778

Lagoa Santa

Rua Acadêmico Nilo Figueiredo 3199 - 2 andar - Dr. Lund, Lagoa Santa - MG

Phone: + 55 31 3689-7778

Open chat
Faça sua cotação.