A profissão de porteiro de condomínio, ao contrário do que muitos imaginam, requer atualmente uma maior qualificação para lhe dar com as demandas do dia a dia. O aumento dos salários e benefícios nessa categoria nas últimas décadas tornou a profissão muito atraente.
Além de condições razoáveis, esses profissionais tem a seu favor, na maioria dos casos, uma escala de trabalho de 12 x 36 horas. Eles trabalham 12 horas seguidas e depois folgam por 36 horas, o que lhes permite completar a renda com outras atividades.
O rápido crescimento do número de condomínios no Brasil aumentou de forma constante as oportunidades de trabalho nesse segmento, empregando milhares de brasileiros. Há muitos anos atrás, qualquer um estaria apto a ocupar essa função. Porém o avanço da tecnologia e o crescimento dos níveis de exigência nos condomínios vêm deixando essa profissão cada vez mais desafiadora.
Serviço de porteiro atualmente
A maioria das portarias hoje é informatizada e utiliza sistemas de controle de acesso, o que requer uma habilidade básica para lhe dar com essas ferramentas. Além disso, a capacidade de se comunicar e se apresentar também têm sido muito relevantes. Mais recentemente, com o advento das portarias remotas, o desafio da profissão ficou ainda maior.
O sistema de portarias remotas prevê a instalação de equipamentos nas portarias, de forma a permitir o atendimento aos visitantes a distância, através de sistemas de comunicação e acionamento de portões e cancelas remotamente. Os custos desse serviço costumam ser até próximos da metade dos custos dos porteiros físicos, considerando salários, encargos e benefícios pagos atualmente.
No entanto, a grande maioria dos condomínios ainda prefere a presença física desses profissionais, que dão a seus moradores uma maior sensação de segurança e acolhimento. Cabe aos profissionais dessa área primar pelo bom atendimento e pela capacitação constante, pois a concorrência será cada vez maior.
Já existem no Brasil empresas oferecendo o atendimento remoto feito por robôs, ou seja, sem pessoas envolvidas no processo, o que torna os custos infinitamente menores. Porém, chegar no condomínio e ser recebido pela pessoa conhecida, bem uniformizada e com um sorriso no rosto, tem seu valor!
Siga nossa página no Facebook